08 agosto 2011

Alamanos ou Suábios.

Os alamanos eram um povo germânico ocidental, assim denominados pelos romanos,o povo de todos os homens.Eles próprios,entretanto,preferiam chamar de Suábios.Desde o século III,tentaram infiltrar-se pela fronteira romana do Reno-Danúbio.Séculos afora persistiram nessa pressão colonizadora,sendo porém,sempre contidos principalmente pela oposição dos Francos.Tal resistência fez com que os Alamanos se desviassem e se concentrassem nas atuais regiões da Alsácia,Lorena,Baden-Württemberg e a Suiça.



Formação

Os alamanos emergiram a partir dos irminones. De acordo com Asinius Quadratus, seu nome - "todos os homens" - indica que eles eram uma conglomeração de várias tribos formadas de bandos guerreiros, similar aos seus contemporâneos hunos. Não há razão para duvidar dessa etimologia, que é clara e específica. Outra fonte afirma que a raiz de alamano é al- da qual também deriva a palavra grega allos, "diferente, estranho", e a palavra do antigo alto alemão Elisâzzo, "Elzaz ou Alsácia", que significa "a terra no outro lado do Reno".
Pode haver poucas dúvidas, contudo, que os antigos Hermunduri formavam a maioria da nação composta. Outros grupos incluíam os BrisgaviJuthungiBucinobantesBentienses e talvez os Armalausi. Aliados próximos dos alamanos eram os germânicos orientais suevos. Os hermunduri tinham aparentemente pertencido aos suevos, mas é provável que reforços de novas tribos suevas os tenham deslocado para oeste. Nos últimos tempos os nomes alamanos e suevos parecem ter se tornado sinônimos, embora alguns dos suevos tenham depois migrado para a Hispânia e lá estabelecido um reino independente que durou até o século VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário